Método e Benefícios

Método e Benefícios

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

1. Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

2. Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

3. Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

4. Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

5. Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;

6. Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

Benefícios do método

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, aqui podemos citar alguns deles:

Aumento da Resistência Física e Mental

Aumento da Flexibilidade

Corrige Problemas Posturais

Aumento da Concentração

Tonifica a Musculatura

Melhora a Coordenação Motora

Promove menor atrito nas articulações

Alivia dores musculares

Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade

Auxilia a prevenção contra a osteoporose

Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima

Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática

Meelhora a postura a resistência muscular

Expande a consciência corporal

Ajuda no controle de peso

Fortalece os músculos abdominais

Equilíbrio de todas as funções do corpo

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.